Terça, 16 de Abril de 2024
Política Ações Políticas

Ministro do STF quer agilidade no trabalho da PF para garantir segurança em terras indígenas

Garimpeiros, na data de 26 de maio, entraram em conflito com agentes de forças de segurança para impedir uma operação de combate à mineração ilegal nas terras indígenas Munduruku e sai-cinza

02/06/2021 19h07
Por: João Paulo Carrilho
Ministro do STF quer agilidade no trabalho da PF para garantir segurança em terras indígenas

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou a Polícia Federal adotar todas as medidas necessárias para garantir a vida e segurança dos que se encontram na Terra Indígena Munduruku, em Jacareacanga (PA) bem como em todos os locais adjacentes.

 

Garimpeiros, na data de 26 de maio, entraram em conflito com agentes de forças de segurança para impedir uma operação de combate à mineração ilegal nas terras indígenas Munduruku e sai-cinza. Houve um confronto em que 10 pessoas ficaram feridas. O ministro diz que a PF terá que ampliar a força na área ou, se for necessário, deslocar efetivos para a região. 

 

Ele ainda deu prazo de 48 horas para que a Polícia Federal no Pará preste informações sobre a operação realizada na referida localização. Inclusive a PF terá que esclarecer a situação do local, o número de policiais que permaneceu na área durante a ação e as medidas adotadas para assegurar a proteção das comunidades indígenas. 

 

Segundo o ministro, ele ainda teve que determinar que o Ministério Público preste esclarecimentos sobre a área e que o Ministério da Defesa seja comunicado da ordem. Ele cobrou ações o mais rápido possível.

 

“Dado que se desconhece a situação real na TI Munduruku e que se alega risco à vida e à integridade física dos envolvidos e perigo na demora quanto à providência, determino, ainda, à Polícia Federal, que adote, de imediato, todas as medidas necessárias a assegurar a vida e a segurança dos que se encontram na TI Munduruku e imediações, deslocando efetivos para a região ou majorando-os se necessário”, finaliza.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Atualizado às 21h00
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (17/04)

Mín. ° Máx. °

Amanhã (18/04)

Mín. ° Máx. °