Sábado, 20 de Abril de 2024
Geral Mundo Empresarial

"A curiosidade contribui para o sucesso de uma equipe", diz articulista

Marvio Portela é vice-presidente sênior nos Estados Unidos, América Latina e Caribe do SAS. O executivo passou por grandes empresas como Oracle e IBM, trazendo uma vasta experiência na área de vendas e gestão de parcerias; ele costuma escrever artigos sobre gerenciamento de equipes

02/06/2021 19h22
Por: João Paulo Carrilho

O articulista Marvio Portela, escreveu um artigo afirmando ser necessário espaço e confiança para criar, para que surjam boas ideias. Ele destaca que a criatividade, por sua vez, estimula o esforço, o entusiasmo e a paixão. "Com o início de uma nova fase na minha carreira no SAS, eu assumo novas responsabilidades nos Estados Unidos, além daquelas que já tinha na América Latina, e me vejo embarcando em uma nova jornada de liderança em um momento histórico muito peculiar. Sem dúvida, este último ano e pouco tem sido desafiador, mas também um momento em que temos sido obrigados a confiar na positividade para que as coisas aconteçam e nós possamos seguir rumo a um futuro melhor. Apesar das incertezas do momento, o SAS alcançou um crescimento significativo na América Latina, e minha intenção é repeti-lo em 2021, com a expansão de minhas responsabilidades na organização", escreveu. 

 

Portela destaca que as pessoas devem estar se perguntando, como nós conseguimos, não é? E ele diz: "Eu sempre destaco os aspectos da cultura organizacional em meus artigos, mas desta vez vou usar um dos valores centrais do SAS, a curiosidade, para ilustrar como ela nos ajuda a alcançar nossos objetivos mesmo diante das adversidades. Para conseguir um ambiente que estimule a curiosidade, alguns fundamentos devem estar presentes. Eu acredito muito em uma cultura de equipe em que um cuida do outro. Mas não de uma forma estereotipada ou de forma seletiva. Eu digo de forma genuína, que representa a organização como um todo e a torna famosa por entregar resultados, geralmente com um sorriso".

 

O o articulista enfatiza que para promover esse tipo de cultura, primeiro deve-se incentivar a empatia nas interações cotidianas – é essencial ver as coisas pela perspectiva do outro. O que, por sua vez, cria condições para responder melhor a circunstâncias desafiadoras, porque se sabe que tem o apoio necessário. Conforme ele, os membros de uma equipe também precisam de espaço e confiança para criar – afinal, boas ideias não costumam surgir sob a sombra do chefe. A criatividade, por sua vez, estimula o esforço, o entusiasmo e a paixão

 

De acordo com Portela, quando uma equipe tem apoio, um ambiente de trabalho cuidadoso e acolhedor, que conta com as condições necessárias para criar, a curiosidade é liberada. As pessoas se sentem seguras para perguntar sobre o que os outros sabem e, por outro lado, estão sempre dispostas a saber como elas podem ajudar. Para ele, saber fazer perguntas é uma característica crucial para uma equipe vencedora que se complementa. Ele ressalta que se sente privilegiado de poder testemunhar isso todos os dias.

 

"Por fim, eu acho que seja válido mencionar que a transparência, assim como a garantia de um canal aberto para que a comunicação possa fluir entre todos os níveis de senioridade, também são essenciais para incentivar a curiosidade – ninguém faz perguntas quando sente que não é adequado. Uma equipe curiosa e focada é capaz de criar um círculo virtuoso em que novas ideias são implementadas para resolver os desafios do negócio, e a empatia se fortalece, levando não apenas a um melhor desempenho, mas a melhores relações profissionais. A curiosidade é um traço comum entre organizações bem-sucedidas – e todos os líderes deveriam trabalhar para fomentar essa mentalidade"explica.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 22h22
17°
Tempo nublado

Mín. 15° Máx. 22°

17° Sensação
6.17 km/h Vento
81% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/04)

Mín. 16° Máx. 28°

Tempo limpo
Amanhã (22/04)

Mín. 18° Máx. 28°

Tempo limpo