Quarta, 08 de Dezembro de 2021
(12) 98118-1182
Brasil Brasil

Estúdio News debate recuperação da economia diante da pandemia

Expectativa é que os brasileiros vão sentir os efeitos da retomada somente depois de 2022, ano que ainda será difícil

18/11/2021 16h50
Por: Redação Fonte: R7

O segundo semestre de 2021 vem tendo uma recuperação na economia, principalmente para os setores da indústria e comércio. A expectativa é que os brasileiros irão sentir os efeitos da retomada somente após 2022, ano que ainda será difícil.

De acordo com José Ronaldo de Castro Souza Júnior, diretor da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas - Dimac do Ipea, houve um crescimento expressivo da produção agrícola, das exportações, e a indústria, que tinha caído muito fortemente no início da crise, recuperou-se muito rapidamente, pois a demanda passou a se concentrar em bens, não em serviços.

“Parte do que as pessoas consumiam em serviços foi poupada e parte foi construída por bens, produtos industriais. Por isso, a recuperação da demanda foi muito rápida e tivemos problemas de fornecimento e ainda temos, até hoje, problema de fornecimento na cadeia produtiva industrial e de frete muito caro, falta de insumos em vários setores, especialmente eletrônico”, aponta José Ronaldo.

O aumento dos alimentos tem pesado no bolso. A alta de preços se dá por dois aspectos, conforme explica o economista José Marcio Rebolho Rego. “Uma parte importante da produção de alimentos é para exportação e os preços internacionais se alteraram para cima. Isso afeta. E também o custo da distribuição desses produtos. Tivemos uma subida significativa dos combustíveis e isso encareceu muito”, diz.

José Marcio acredita que um dos fatores que mais tem influenciado a elevação de preços é a questão cambial - “O elemento câmbio, a incerteza dos agentes, as expectativas de uma forma desfavorável para um ano eleitoral, etc., isso tem afetado o câmbio, um elemento importante afetando os preços”.

O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h15. A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 55 Vivo TV, 78 Net, 32 Oi TV, 14 Claro, 19 Sky e 134 GVT, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (09/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Sexta (10/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °