Quinta, 09 de Maio de 2024
Assistência Social São Sebastião - SP

Alunos do curso ‘Fabricação de Produtos de Confeitaria’ aprovam capacitação promovida pela Prefeitura de São Sebastião

As aulas do curso profissionalizante gratuito de ‘Fabricação de Produtos de Confeitaria’ terminaram nesta quarta-feira (12), no Centro Integrado Pr...

13/07/2023 21h45
Por: João Paulo Carrilho Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP

As aulas do curso profissionalizante gratuito de ‘Fabricação de Produtos de Confeitaria’ terminaram nesta quarta-feira (12), no Centro Integrado Profissionalizante (CIP) da Topolândia. A capacitação, iniciada no dia 29 de junho, teve duração de 60 horas, com atividades no período da tarde. As 15 vagas oferecidas foram preenchidas.

A professora do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Bárbara Lopes, elogiou o empenho dos estudantes.

“No primeiro dia de aula, eles aprenderam as técnicas de boas práticas de manipulação de alimentos pela cartilha da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. Em sequência aprenderam a fazer doces comerciais, como cookies, biscoitos, bases de bolos e merengues, e também salgados. Neste último dia de capacitação os alunos vão fazer um bolo de andares para cerimoniais que não leva nem fermento, numa receita muito fácil e prática. Os futuros confeiteiros estão de parabéns pela dedicação a formação, e a Prefeitura de São Sebastião, CIP, SEDES, Senai e Sebrae pela parceira excelente que qualifica os moradores, com as características econômicas da cidade, num curso profissionalizante gratuito, em que eles podem empreender com insumos de baixo custo e renda rápida”, avaliou a professora.

O aluno Alexandre Oliveira, 36 anos, morador do Centro, disse que esta é a terceira capacitação gratuita que ele faz pela Prefeitura. “Fiz o curso de pizzaiolo, e já trabalho na área, além de panificação, e agora o de fabricação de produtos de confeitaria. Eu adoro cozinhar e quero me especializar nesta área para abrir um negócio junto com a minha mãe. Agradeço muito a oportunidade que a prefeitura nos oferece gratuitamente”, afirmou Oliveira.

“Sou padeira e salgadeira. Agora quero me aperfeiçoar na arte da confeitaria para aprimorar meus conhecimentos e crescer profissionalmente. Adquiri minhas qualificações pela prefeitura, que nos incentiva a buscar novas oportunidades, tanto no mercado de trabalho, quanto em empreendedorismo. Eu não tenho condições financeiras de pagar por um curso tão bom, como muitos colegas daqui, por isso essa oportunidade é única para nós. Estou muito feliz por mais esta conquista”, disse Tereza Ferreira, 50 anos, moradora do bairro Topolândia.

Os cursos gratuitos profissionalizantes do Programa Empreenda Rápido são ministrados pela Prefeitura, por meio do CIP, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Senai. Os alunos são certificados, após a conclusão da formação.

 

#PraTodosVerem: fotos mostram alunos durante o último dia de aula de Fabricação de Produtos de Confeitaria, no CIP Topolândia. Fim da descrição.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.