Quinta, 09 de Maio de 2024
Assistência Social São Sebastião - SP

Bolsistas do PEAD de São Sebastião começam aulas em cursos profissionalizantes gratuitos

As aulas dos cursos profissionalizantes gratuitos para os bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio ao Desemprego (PEAD) 2023 tiveram início, ne...

14/07/2023 20h46
Por: João Paulo Carrilho Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP

As aulas dos cursos profissionalizantes gratuitos para os bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio ao Desemprego (PEAD) 2023 tiveram início, nesta sexta-feira (14), no Centro Integrado Profissionalizante (CIP) da Topolândia.

As capacitações são promovidas pelo CIP e Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião.

A diretora do CIP, Nivea Quinsan, desejou boas-vindas aos alunos. “Nossa responsabilidade é muito grande, pois a inserção no mercado de trabalho, que é extremamente competitivo, depende de uma boa qualificação profissional, e vocês já deram o primeiro passo, ao demonstrarem grande interesse, em crescer profissionalmente, através desta oportunidade. Sejam bem-vindos e bons estudos”, afirmou.

“O PEAD, além de auxiliá-los, neste recomeço, aumenta as chances de inserção ao mercado de trabalho. Este programa mantido pelo governo municipal é uma oportunidade excelente para geração de emprego e renda e consequentemente o crescimento econômico de cada sebastianense e da cidade”, avaliou secretário-adjunto da SEDES, Elias Rodrigues.

A bolsista auxiliar de serviços gerais, Elezita de Oliveira, 62 anos, moradora do bairro Jaraguá estava entusiasmada com o início das aulas. “Sou a única mulher do curso de Elétrica Residencial. Escolhi esta formação, porque sou muito curiosa, e se meu marido não estiver em casa, poderei resolver qualquer problema, como por exemplo, trocar uma resistência de chuveiro e logo estarei qualificada para exercer esta profissão de eletricista que tanto admiro”, contou.

“Vou aproveitar ao máximo essa oportunidade que a Prefeitura de São Sebastião nos oferece, afinal, depois que eu concluir o curso de auxiliar administrativo, conseguirei impulsionar minha carreira profissional”, avaliou a auxiliar de serviços gerais pelo PEAD, Adriana Souza, 33 anos, moradora do bairro Jaraguá.

O bolsista braçal, Paulo Roberto de Souza, 19 anos, morador do Canto do Mar, elogiou o programa. “Sempre gostei da área de construção civil. Este curso gratuito de leituras de projetos e orçamentos é mais uma forma de aperfeiçoamento neste setor que quero seguir. Agradeço a oportunidade que a prefeitura, o CIP e a SEDES, nos oferta e incentiva para crescermos profissionalmente”, concluiu Paulo Roberto.

As capacitações, com carga horária de três horas e duração de cinco meses, ministradas para os beneficiários dos bairros da Costa Norte e região central são: Leituras de Projetos e Orçamentos; Elétrica Residencial e Auxiliar Administrativo. Já para os alunos dos bairros da Costa Sul são: Auxiliar de Cabeleireiro e Administrativo.

Os cursos têm previsão de encerramento em 27 de novembro. As formações ocorrem no CIP Topolândia e no CRAS Boiçucanga, das 8h30 às 11h30, sempre às sextas-feiras. Ao final das qualificações, os integrantes do PEAD recebem certificados.

Atualmente, o PEAD conta com a participação de 300 bolsistas, sendo 240 provenientes da Costa Norte e região central, e 60 da Costa Sul do município.

Mais informações podem ser obtidas no CIP, localizado na Rua Antônio Pereira da Silva, 56, Topolândia. Telefone (12) 3892-5535. Atendimentos de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

PEAD

O Programa Emergencial de Auxílio Desemprego – Lei Municipal nº 1.745/2005, Decreto Municipal nº 6.720/2017 - auxilia o trabalhador na readequação e recolocação no mercado de trabalho e concede uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.320,00 (salário mínimo); cesta básica e vale transporte.

Segundo a SEDES, desde 2017, já passaram pelo programa, 1 mil trabalhadores e a média de inserção no mercado de trabalho é de 50%.

O horário de trabalho é das 8h às 17h, nos setores de zeladoria e operacional da Prefeitura de São Sebastião, de segunda a quinta-feira. Às sextas-feiras, todos os contratados passam por cursos de qualificação.

Confira a íntegra do decreto de regulamentação da lei municipal PEAD (Frentes de Trabalho) pelo link:  www.saosebastiao.sp.gov.br/sistemas/oficialdocs/arquivos/04176720.pdf .

#PraTodosVerem: fotos mostram bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio ao Desemprego no primeiro dia de aula dos cursos de qualificação profissional.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.