Terça, 05 de Março de 2024
(12) 98118-1182
Educação São Sebastião - SP

Prefeitura de São Sebastião forma estudantes da rede municipal como ‘Agentes Mirim da Defesa Civil’

Concluindo um ciclo de capacitações, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC) e da Secretaria de Segurança Urbana ...

30/11/2023 15h34
Por: João Paulo Carrilho Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP

Concluindo um ciclo de capacitações, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC) e da Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), por meio da Defesa Civil, em parceria com o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), realizou a formatura dos estudantes da rede municipal que participaram do programa ‘Agente Mirim da Defesa Civil’, realizada na quarta-feira (29) no Teatro Municipal.

Mais de 480 alunos participaram de palestras informativas onde tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as atribuições e responsabilidades da Defesa Civil em situações de emergência e aprender sobre como agir em situações de desastres.

A estudante Maria Luysa Souza Alves, 14 anos, da EM Prof.ª Patrícia Viviani Santana, da Topolândia, afirma que o momento é de muita satisfação. “É um orgulho ver tantos agentes mirins se formando hoje. Eu queria muito agradecer os ensinamentos que recebemos e espero que a gente não tenha que usar, mas se precisar, vamos estar preparados.”

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, reforçou aos alunos a importância de terem participado dessas capacitações. “A nossa cidade foi palco de uma das maiores tragédias do Brasil. Esse treinamento que vocês tiveram foi um trabalho fantástico. E isso é fundamental para que possam salvar a vida de vocês e salvar a vida das famílias de vocês”.

Segundo a secretária da Educação, Marta Braz, os aprendizados se relacionam com as vivências dos alunos. “Eles merecem aprender com um significado. E não tem significado maior do que o que nós vimos ou passamos naquela tragédia. Então, se esses adolescentes tiverem o conhecimento correto, souberem a forma correta de agir, poderão ajudar e se unir aos adultos, se necessário”.

O coordenador da Defesa Civil de São Sebastião, Wagner Barroso, afirmou que as instruções recebidas serão eficazes no salvamento de pessoas. “Eu tenho certeza que eles serão multiplicadores. Que os conhecimentos adquiridos dentro da sala de aula serão levados para a família, para os vizinhos, para as pessoas que eles conhecem e moram em áreas de risco, e que, com um pouco de informação, podem salvar vidas.”

Finalizando a formatura, como forma de reconhecimento, dois alunos que responderam corretamente às perguntas feitas no evento foram premiados com um voo de helicóptero pela região central de São Sebastião, oferecido pelo delegado da Capitania dos Portos em São Sebastião, capitão de fragata André Luís Abreu Castelo.

#PraTodosVerem: Uma sequência de fotos mostra momentos da formatura do Programa Agente Mirim, realizada no Teatro Municipal nesta quarta-feira (29). Fim da descrição.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 01h10
23°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 31°

24° Sensação
0.45 km/h Vento
86% Umidade do ar
100% (32.01mm) Chance de chuva
Amanhã (06/03)

Mín. 20° Máx. 26°

Chuvas esparsas
Amanhã (07/03)

Mín. 20° Máx. 26°

Chuvas esparsas