Segunda, 15 de Abril de 2024
Geral São Paulo

Alunos e professores fluentes: SP divulga datas de nova fase do Prontos Pro Mundo

Estudantes podem participar de teste de nível do idioma até 8 de março; 3.000 professores de língua inglesa podem confirmar participação O post Alu...

04/03/2024 19h20
Por: João Paulo Carrilho Fonte: Secom SP
Os alunos que se inscreverem , devem fazer o teste de nível do idioma até o dia 8 de março
Os alunos que se inscreverem , devem fazer o teste de nível do idioma até o dia 8 de março

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo ( Seduc-SP ) dá início a uma nova etapa do Programa Prontos pro Mundo, iniciativa do Governo do Estado para a oferta de aulas intensivas de inglês para estudantes e professores da rede e intercâmbio para países de língua inglesa. Os mais de 3.000 professores selecionados podem confirmar sua inscrição a partir desta segunda-feira (4) e os alunos selecionados têm um novo prazo para os testes de nivelamento.

A lista dos selecionados será divulgada na próxima segunda-feira no site da Escola de Formação dos Profissionais da Educação (Efape) e as regras de seleção dos docentes de língua inglesa estão detalhadas no edital 04/2024, publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira.

Assim como os estudantes, os professores receberão um e-mail com a Pearson como destinatário — a plataforma de inglês do Prontos pro Mundo —, e devem fazer o teste de nível do idioma até o dia 8 de março. As aulas, em formato online, estão previstas para terem início no dia 11 de março de 2024. Todos os professores poderão utilizar as ferramentas, computadores e tablets e acesso à internet para assistir às aulas.

Nota etapa de testes de nivelamento

Também no dia 11, 25 mil alunos da rede estadual selecionados pelo Programa Prontos pro Mundo e já fizeram os testes darão início às aulas online de inglês intensivo. Esses alunos integram a lista dos 72 mil adolescentes que tiveram as melhores notas no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo ( Saresp ).

Em uma nova etapa da avaliação de nível, outros 47 mil estudantes têm até sexta-feira (8) para acessar o e-mail e dar prosseguimento à análise de proficiência da língua inglesa. Isso significa que cada selecionado agora matriculado na 1ª série do Ensino Médio será encaminhado para a turma — de até 20 alunos — de acordo com a sua necessidade de aprendizado e desenvolvimento no idioma.

Estudantes com dificuldades no acesso ao e-mail podem entrar em contato com a coordenação pedagógica de sua escola, que poderá auxiliar na realização do teste de nivelamento.

O intercâmbio

No final de cada semestre letivo de 2024 será aplicada uma avaliação de inglês que, junto com critérios de desempenho e frequência escolar, classificará os melhores estudantes e professores para o programa de intercâmbio no ano de 2025, quando a Secretaria da Educação embarcará 1.000 alunos e 100 docentes para o exterior.

Para os alunos, o intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo tem duração de um semestre letivo, será 100% gratuito, com todos os custos e organização providenciados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Os professores devem viajar por um mês.

Entre os países de língua inglesa que podem integrar o intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo estão Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Atualizado às 21h00
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (16/04)

Mín. ° Máx. °

Amanhã (17/04)

Mín. ° Máx. °