Domingo, 28 de Abril de 2024
Meio Ambiente São Sebastião - SP

Prefeitura de São Sebastião entrega novo rancho de Maresias

Nesta quinta-feira (28), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), entregou o rancho de pesca de Maresias ‘Is...

28/03/2024 16h40
Por: João Paulo Carrilho Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP

Nesta quinta-feira (28), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), entregou o rancho de pesca de Maresias ‘Ismael Ferreira Bueno’, o segundo inaugurado no bairro durante o mandato do prefeito Felipe Augusto.

“É muito gratificante participar deste momento e fico muito feliz quando vejo as postagens de vocês (pescadores) com a canoa cheia de peixe, demonstrando que fazem um bom uso do rancho e mantêm a tradição da pesca. Esse é o legado que o prefeito sempre nos cobrou, o investimento na pesca artesanal”, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Flávio de Queiroz.

O segundo rancho de Maresias homenageia Ismael Ferreira Bueno, um antigo pescador e morador de Maresias e ficará sob à responsabilidade da Associação de Pescadores de Maresias (APM).

“Hoje estamos materializando um sonho, uma necessidade, uma expectativa. Foi toda uma discussão realizada entre os órgãos de governo e a comunidade para que pudéssemos ter esse espaço dedicado à pesca e tenho muito orgulho em dizer que investimos nisso”, disse o prefeito Felipe Augusto.

Presente na inauguração, o vice-prefeito Reinaldinho Moreira se emocionou ao falar sobre a política pública de pesca realizada no governo do prefeito Felipe Augusto e que valorizou a cultura da pesca artesanal.

"Como caiçara e de família de pescadores, quero destacar o papel fundamental da pesca artesanal em nossa cidade. Não é apenas sobre o peixe fresco na mesa, é sobre preservar nossa identidade. Os pescadores artesanais são guardiões do mar e o seu Ismael e toda sua família sabem bem disso. O que estamos entregando aqui não é apenas um local para guardar redes e barcos de pesca, estamos consolidando uma política pública iniciada lá em 2017, quando o prefeito Felipe Augusto assumiu. De Costa Norte à Costa Sul, esse é o maior investimento na pesca artesanal da história de São Sebastião”, comentou.

Mais ranchos

Além do novo rancho de Maresias, cujo investimento foi de R$ 83.766,69, a Prefeitura irá entregar, ainda no mês de abril, o rancho do Araçá e a revitalização do rancho do Pontal da Cruz (região central), o mais antigo do município.

Também já foram iniciadas as obras do rancho da Barra do Una e está previsto o início das construções dos ranchos de pesca da Barra do Sahy e Juquehy, todos na Costa Sul, após a conclusão do atual projeto.

Com as entregas do rancho de Maresias e próximas obras, que somam um valor investido de R$ 810.978,69, subirá para 15 o total os ranchos que beneficiam a classe de pescadores ao longo da cidade.

A SEMAM realiza visitas aos ranchos de pescadores artesanais do município periodicamente e ratifica seu compromisso com os pescadores artesanais. Para obter mais informações ou esclarecer dúvidas é possível entrar em contato pelo telefone (12) 3892-2797.

#PraTodosVerem: Fotos ilustram a inauguração do rancho de pesca, Ismael Ferreira Bueno’, o segundo rancho de pesca do bairro de Maresias. Fim da descrição.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.