Segunda, 29 de Abril de 2024
Saúde São Sebastião - SP

Prefeitura de São Sebastião utiliza geoprocessamento no combate ao Aedes aegypti

Com o aumento de casos de dengue por todo o Brasil, são necessárias cada vez mais ações e estratégias de combate, por isso, a Prefeitura de São Seb...

10/04/2024 17h14
Por: João Paulo Carrilho Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP

Com o aumento de casos de dengue por todo o Brasil, são necessárias cada vez mais ações e estratégias de combate, por isso, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), usa tecnologia de ponta para combater o mosquito Aedes aegypti, trasnsmissor da doença, além do trabalho diário nas ruas da cidade feito pelos agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde.

A SESAU utiliza uma plataforma de geoprocessamento para produção de mapas com o objetivo de identificar a localização precisa dos casos positivos. Nos locais onde é registrado grande número de casos recentes, são enviadas equipes para controle de criadouro.

Segundo o coordenador técnico de controle de endemias, Edwil Bernardi Piva, esta plataforma é uma importante ferramenta nas ações de combate à dengue. “Já usamos este geoprocessamento aqui em São Sebastião há cinco anos. E nos ajuda demais, pois, assim, conseguimos ter com precisão informações atualizadas diariamente sobre os bairros”, afirma o coordenador.

Com base nesses dados, estratégias de controle de criadouro são criadas, por meio de reuniões diárias com a coordenação das equipes e os locais que receberão as equipes de controle e eliminação de criadouros, nebulização costal e nebulização veicular são selecionados, conforme o perfil identificado em cada região da cidade.

Este trabalho de geoprocessamento utilizado por São Sebastião é realizado com a utilização de ferramentas como o Google Earth, o programa de geoprocessamento QGis e o software de geoprocessamento adquirido pela prefeitura junto à empresa Geopixel.

Pela plataforma Geopixel Cidades, a empresa atende a Prefeitura de São Sebastião, por meio de módulos especialistas que reúnem dados geográficos e cartográficos, imagens, fotografias de campo, dados tabulares, plantas e documentos. Com isso, os dados geográficos oficiais do município ficam armazenados em um único banco de dados de forma segura, possibilitando seu uso compartilhado e integrado entre as secretarias do município.

#PraTodosVerem : sequência de fotos mostra agentes da SESAU em campo e uma foto de uma mapeamento feito no computador. Fim da descrição.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.