Segunda, 29 de Abril de 2024
Educação São Sebastião - SP

Secretaria da Educação promove formação sobre vivências musicais para professores de arte

A Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião promoveu uma formação com o tema ‘Vivências musicais no cotidiano do processo educa...

11/04/2024 15h30
Por: João Paulo Carrilho Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP

A Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião promoveu uma formação com o tema ‘Vivências musicais no cotidiano do processo educativo” para professores de arte e coordenadores pedagógicos da rede pública de ensino. O encontro foi na última quarta-feira (10) no Teatro Municipal de São Sebastião.

Ministrada pela educadora musical Rosângela Tavares, a capacitação abordou sobre como a música pode ser introduzida nas aulas de arte e de que forma trabalhar com essa proposta. Foram apresentados também os benefícios da musicoterapia e como as atividades musicais podem auxiliar em questões pedagógicas como o ensino da lateralidade, espaço, tamanho, entre outras questões.

Em seguida, os educadores realizaram atividades práticas, tendo contato com diferentes tipos de instrumentos musicais. Por fim, foram incentivados a levar esta prática para o ambiente escolar, estimulando também a utilização de instrumentos musicais improvisados e recicláveis, que são de fácil acesso e exploram a criatividade.

Para o professor de arte, Obede Simão, da EMEI Peixinho Dourado, de Maresias, a capacitação foi enriquecedora. “Eu achei a formação excelente. É importante trabalhar com a música porque ela estimula o movimento, a criatividade, o raciocínio lógico e matemático. Trabalha também as consciências física e corporal no sentido de lateralidade, de dimensões como grande, pequeno, atrás e na frente. Não tem como alfabetizar, pensar em alfabetizar ou em colocar uma criança para viver o futuro sem prepará-la em todos esses sentidos, em todas essas dimensões da vida.”

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra momentos da participação de professores de arte e coordenadores na formação de vivências musicais. Fim da descrição.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.