Turismo São Sebastião - SP
São Sebastião realiza atividade de observação de aves no Sítio Arqueológico de São Francisco
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com o Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo São Sebastião, a ...
22/10/2025 17h00
Por: João Paulo Carrilho Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com o Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo São Sebastião, a Fundação Florestal, o Instituto Verdescolae a Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), promoveu na última terça-feira (21/10) uma atividade para observação de aves no Sítio Arqueológico de São Francisco.

Continua após a publicidade

O encontro especial integrou a programação doOctober Big Day, evento mundial promovido peloThe Cornell Lab, que incentiva a observação e o registro de espécies de aves em diferentes regiões do planeta.

Os visitantes tiveram a oportunidade de avistar e ouvir os cantos de diversas espécies de aves presentes na Mata Atlântica, como Benedito-de-testa-amarela, o Bico-virado-miúdo, o Carrapateiro, entre outros.Esse tipo de atividade é essencial para fortalecer a conscientização ambiental e valorizar a conservação da biodiversidade, já que as aves exercem um papel fundamental na dispersão de sementes e na manutenção dos ecossistemas.

A monitora ambiental do Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo São Sebastião, Jucelia Mota, acompanhou os participantes durante toda a atividade e destacou a importância da ação. “Essa é uma unidade de conservação e também um patrimônio histórico muito importante para a cidade. Nossa região é privilegiada, com uma grande diversidade de espécies, algumas encontradas apenas na Mata Atlântica, como o bem-te-vi-rajado e o cuspidor-de-máscara-preta. A observação de aves tem crescido muito nos últimos anos no Brasil e até atraído visitantes de outros países”.

Continua após a publicidade

Participando pela primeira vez de uma atividade de observação de aves, a moradora de Barequeçaba, Janaína de Mattos, contou como foi a experiência. “Sou nascida e criada em São Sebastião e essa foi minha primeira vivência com observação de aves. Achei muito interessante, vi espécies que nunca tinha visto na vida. Gostei bastante e acredito que atividades como essa deveriam acontecer mais vezes, para que mais pessoas, inclusive os caiçaras, possam conhecer e participar”.

 

#PraTodosVerem: Pessoas observam aves em meio à natureza, com binóculos e câmeras fotográficas, durante atividade de observação de pássaros em área de mata e ruínas históricas do Sítio Arqueológico de São Francisco. Fim da descrição.