Quinta, 25 de Abril de 2024
Esportes Artes marciais

O que faz de um lutador de MMA um campeão da modalidade?

13/05/2021 10h01
Por: João Paulo Carrilho
O que faz de um lutador de MMA um campeão da modalidade?

Como surge um lutador campeão de MMA? É uma pergunta muito difícil de ser respondida, uma vez que o esporte não é uma equação matemática na qual a adição de determinados fatores necessariamente gerará tal resultado. Existem muitas variáveis, e muitas delas imprevisíveis. Com análise a esses dados, então, talvez seja possível entender quais são as lutas e os golpes mais comuns e, assim, como nasce um campeão do combate.

 

Diferentemente do início do MMA, nos anos 1990, quando o que existia era basicamente escolas de luta “puristas” lutando para defender seu estilo em combates que beiravam o vale-tudo em termos de (ausência de) regras, a categoria mudou muito atualmente. Assim sendo, a pergunta que não quer se calar é: qual a combinação de estilos tem produzido os melhores lutadores do MMA? Na história, foi apenas quando os lutadores começaram a se focar em aprender mais de um estilo de combate que este esporte passou a ganhar mais relevância e, como consequência, começaram a aparecer os grandes astros do combate moderno. 

 

Entretanto para entender o momento atual é interessante conhecer o início. O jiu jitsu é fundamental para entender o UFC, já que a arte marcial exportada ao mundo pela Família Gracie foi dominante nos primeiros anos da competição. A ideia dos Gracie era justamente mostrar a superioridade dessa luta contra os mais diferentes estilos e lutadores, com Royce Gracie sendo o representante escolhido. À época ele foi três vezes campeão do UFC. Com a saída de cena de Gracie, o Brasil teve um período de sub-representação até voltar com tudo. Dá para considerar que o país é um excelente exemplo de sucesso considerando seus diversos lutadores campeões nos últimos anos. 

 

O ex-lutador Cristiano Marcello explica que qualquer lutador que queira se dar bem no octógono hoje precisa conhecer não apenas a sua, mas todas as outras modalidades de lutas. Conhecer, note, não quer dizer dominar; se já são anos de trabalho exaustivo para aprender com maestria um estilo que seja (e o aprendizado é constante, diga-se), seriam décadas para absorver, praticar e dominar outros estilos. A questão é, atletas profissionais do combate simplesmente não têm décadas para se prepararem plenamente em outras modalidades.

 

Contudo, saber conceitos de diferentes lutas pode gerar um lutador que é difícil de ser batido. Anderson Silva é um exemplo muito citado quando se trata do domínio de várias lutas. Faixa preta de Taekwondo, ele também se especializou em Muay Thai e depois também se tornou faixa preta em jiu jitsu. Além disso, como se não bastante essas três artes marciais, ele ainda participou de algumas lutas de boxe e com sua envergadura e jogo de pés destacado, era um pesadelo de se enfrentar no UFC. Ele virou um monstro do octódromo, e teve o cinturão dos pesos médios com 10 defesas de título seguidas.

 

Isso quer dizer que o melhor lutador é o que sabe lutar todos os estilos? Afirma-se que não. Este é o que sabe que pode esperar qualquer coisa do adversário e sabe se preparar para um pouco de tudo o que vier lhe acertar. Mas, sem dúvidas, que o avanço dos lutadores polivalentes trouxe uma qualidade maior ao MMA, o que torna a modalidade gostosa de ser assistida.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Atualizado às 21h00
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (26/04)

Mín. ° Máx. °

Amanhã (27/04)

Mín. ° Máx. °