Quinta, 18 de Abril de 2024
Saúde e Bem Estar Alimentação Saudável

Conheça os 7 benefícios incríveis do feijão branco para sua saúde

22/09/2021 19h38
Por: João Paulo Carrilho
O feijão branco é uma opção muito nutritiva principalmente aos adeptos de dietas veganas e vegetarianas
O feijão branco é uma opção muito nutritiva principalmente aos adeptos de dietas veganas e vegetarianas

Ganhando cada vez mais espaço no prato dos brasileiros, o feijão branco, além de nutritivo e delicioso, é um grande aliado quando o assunto é alimentação saudável.

Essa leguminosa apresenta propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e tem o poder de prevenir e combater algumas doenças.

Também ajuda a proteger o coração,  melhorar algumas funções do cérebro e otimizar o processo de digestão. Além disso o feijão branco pode ser um ótimo substituto proteico para pessoas que seguem uma dieta vegana ou vegetariana por apresentar praticamente todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa com exceção apenas da histidina, que é encontrada em raízes ou frutas como o abacate.

Conheça abaixo 7 benefícios do feijão branco para a saúde

Regular os níveis de Colesterol

Por ser rico em fibras, o feijão branco ajuda a manter o nosso organismo regulado, eliminando o colesterol ruim. Quando o fígado produz colesterol, uma parte é absorvida e o restante é transportado por meio da bile do fígado até o trato digestório, onde mais colesterol é absorvido. Uma boa ingestão de fibra solúvel, bastante presentes no feijão branco, reduz a absorção de parte desse colesterol ajudando a equilibrar os níveis de colesterol no organismo. 

Previnir e reduzir a hipertensão arterial

O folato, uma substância presente no feijão branco, colabora para a diminuição dos níveis de homocisteína, aminoácido que pode causar doença cardíaca. Desta forma reduzem-se um pouco as chances de desenvolvimento de problemas do coração. O feijão branco ainda tem em sua composição o magnésio mineral, importante para o controle dos batimentos cardíacos, ajudando no tratamento de hipertensão arterial.

O feijão branco é rico em potássio, uma substância necessária para manter a pressão arterial controlada pois ele colabora para evitar a tensão e o estresse nos vasos sanguíneos. Mas lembre-se que nenhum alimento substitui a sua medicação para o controle da pressão alta.

Ajuda na prevenção do Alzheimer

A presença do folato no feijão branco, o qual já mencionamos acima,  é essencial para o sistema nervoso central. Além de contribuir para evitar defeitos do tubo neural em fetos, também previne a anemia. A tiamina,  que é uma das vitaminas do complexo B encontradas no feijão também ajudam a aumentar as quantidades de neurotransmissores que atuam em funções como na memória e na cognição. Dessa forma alguns dos benefícios do feijão branco são ajudar a manter a memória e evitar a perda de funções neurais conforme vamos envelhecendo,  além de ajudar a prevenir doenças neurodegenerativas como o mal de Alzheimer e o Mal de Parkinson.

Regular os níveis de Açúcar

O consumo de feijão branco fornece energia estável durante todo o dia justamente devido ao alto teor de fibra solúvel em sua composição. A energia é queimada lentamente portanto o açúcar no sangue se mantém de forma equilibrada, sem picos de glicemia. Por isso também é um bom alimento para os diabéticos.

Fonte de Fibras

É inegável a importância das fibras em nossa alimentação.  Além de não fornecerem calorias, também reduzem a absorção de colesterol, gordura e açúcar, e causam plenitude a longo prazo. Afinal, ficam mais tempo no estômago com outros nutrientes, retardando a fome e o consumo de mais calorias. A fibra solúvel, bastante presente no feijão branco, também é encontrada na aveia, farinha de aveia, feijão, ervilha, frutas cítricas, maçãs e framboesas e podem reduzir o trânsito intestinal e ajudar a melhorar a qualidade de vida de pessoas com má evacuação e diarréia frequente.

Antioxidante

O feijão branco contém muitos oxidantes, que podem combater outros danos às células causados ​​pelo estresse oxidativo e radicais livres. Além disso, também contém polifenóis, que são antioxidantes poderosos que ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas e câncer. Ainda não há muitos dados sobre essa área, porém os poucos estudos apontam que o feijão branco pode ser um alimento importante na prevenção de neoplasias.

Melhora a circulação

O feijão branco apresenta quantidade significativa de manganês. Este mineral é um cofator muito importante para a função das enzimas antioxidantes no organismo, desempenhando um papel na prevenção da existência de radicais livres e na redução da existência de radicais livres. Este efeito antioxidante indireto pode reduzir o risco de doenças crônicas e certos tipos de câncer. Além disso, o cobre do feijão branco e do manganês tem o mesmo efeito de um cofator enzimático, o que ajuda a estimular a circulação sanguínea, melhorar a flexibilidade das articulações e reduzir o estresse oxidativo nessas áreas.

E você? Gosta de feijão branco? Ele está presente em sua alimentação? deixe sua resposta nos comentários abaixo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Atualizado às 21h00
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (19/04)

Mín. ° Máx. °

Amanhã (20/04)

Mín. ° Máx. °