Sexta, 26 de Abril de 2024
Política Política

MPF denuncia presidente da Funai por denunciação caluniosa

Marcelo da Silva teria imputado crimes a servidores da fundação

26/07/2022 18h15
Por: João Paulo Carrilho Fonte: Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas informou hoje (26) que denunciou o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier da Silva, à Justiça Federal pelo crime de denunciação caluniosa.

Segundo o MPF, o presidente imputou os crimes de tráfico de influência e prevaricação a servidores da Funai, integrantes da Associação Waimiri Atroari e pessoas jurídicas sabendo que eles eram inocentes.

De acordo com o órgão, a "pressão política" contra os servidores ocorreu durante a parte de avaliação indígena envolvendo o processo de licenciamento ambiental do Linhão do Tucuruí, linha de transmissão de energia entre Manaus e Boa Vista.

A denúncia também afirma que, após o arquivamento do inquérito policial aberto a partir das acusações, "em caráter de revanche", o presidente entrou com uma representação contra o procurador da República Igor Spíndola, responsável pelo parecer final do caso.

AAgência Brasilprocurou a Funai e aguarda retorno.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 10h07
23°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 28°

23° Sensação
3.6 km/h Vento
79% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/04)

Mín. 20° Máx. 31°

Parcialmente nublado
Amanhã (28/04)

Mín. 23° Máx. 32°

Tempo limpo