Segunda, 29 de Abril de 2024
Meio Ambiente Fakenews

Fakenews sobre fiscalização em torre na ilha do Montão de Trigo agita as redes sociais

O ato foi divulgado como instalação de torre para aumento de sinal de rádio fm, o qual já foi desmentido pela administração

14/02/2023 14h01 Atualizada há 1 ano
Por: João Paulo Carrilho

 Circulou nessa terça-feira (14) a notícia de que a prefeitura estaria instalando uma torre para aumento de sinal na transmissão de uma rádio fm do centro.

O equívoco, que foi publicado por um portal regional de notícias, causou alvoroço nas redes sociais.

A ação tratava-se de um acompanhamento de instalação de antena de radiocomunicação para uso dos moradores e fiscalização de obras irregulares na ilha.

A prefeitura emitiu comunicado sobre o acontecido:

 Diferentemente do que anda sendo divulgado, de forma tendenciosa, pelo portal de notícias Tamoios News, a Prefeitura de São Sebastião esclarece que realizou ação de fiscalização, na tarde de ontem (13/02), na Ilha Montão de Trigo, a fim de acompanhar o processo de instalação de uma antena de radiocomunicação para prestação de serviço público, que irá levar também a internet para a escola da ilha de Montão de Trigo.

A prefeitura ressalta que no local que estava acontecendo a instalação já existem duas outras antenas.

A Secretaria de Meio Ambiente, dentro de suas atribuições legais, informa que no local foram encontrados dois comércios (bares) construídos nas pedras, sob a costeira, o que é proibido por lei, uma vez que não possui autorização dos órgãos competentes.  A ilha está inserida no perímetro da Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Norte (APAMLN).

Constatada as irregularidades por parte dos fiscais, foram lavradas multas por crime ambiental, autos de demolição das estruturas. A Prefeitura encaminhará o relatório das irregularidades constatadas, bem como cópia dos autos aos órgãos competentes para ciência e providências.

Compromisso 

A Prefeitura de São Sebastião esclarece ainda que desde o início de sua gestão tem trabalhado muito por todos os munícipes e que não mediu esforços para melhorar a qualidade de vida dos moradores do Montão de Trigo.

Ao longo dos últimos anos foram feitos diversos investimentos na ilha - entre elas operação em parceria com a EDP Bandeirante para solucionar problemas de iluminação e eletricidade, garantindo a captação por meio de placas de energia solar; reforma e adequação da unidade escolar, que foi contemplada com novos equipamentos, TVs, materiais esportivos e pedagógicos.

Também são desenvolvidas, periodicamente, ações preventivas de saúde, com visita de agentes de saúde, dentistas e enfermeiros; e também de equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Outra medida importante foi a implantação de um novo equipamento que potabiliza a água e a torna própria para o consumo. A estrutura foi montada na escola local e está disponível para todos os moradores.“

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.