Domingo, 19 de Maio de 2024
Esportes São Sebastião - SP

Jovens velejadores sebastianenses conquistam resultados positivos no Campeonato Brasileiro da Classe ILCA 2024

Seis alunos da Escola de Vela de São Sebastião (EVSS), da Divisão de Esportes Náuticos da Secretaria de Esportes (SEESP), representaram muito bem o...

20/02/2024 17h01
Por: João Paulo Carrilho Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP

Seis alunos da Escola de Vela de São Sebastião (EVSS), da Divisão de Esportes Náuticos da Secretaria de Esportes (SEESP), representaram muito bem o município no Campeonato Brasileiro da Classe ILCA 2024, que teve a sede e organização do Yacht Club Santo Amaro (YCSA), entre os dias 10 e 17 de fevereiro. A área de Regata foi na Represa Guarapiranga.

O campeonato contou com apoio da Associação Brasileira da Classe Ilca (BRASILCA), Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e Federação do Estado de São Paulo (FEVESP).

Os velejadores sebastianenses que participaram da competição foram Maria Eduarda Andrade Kimura, 14 anos; Nicolas Peres Lopes Manica, 16 anos; Enzo Murão Ferreira, 16 anos; Kauê Passos Baldassin Lobo, 16 anos; Pedro Vivian Siqueira, 15 anos, e Matheus de Araújo Souza, 19 anos.

Maria foi vice-campeã na categoria Sub-16 Ilca 4 e terminou na 29º colocação geral; no masculino, Nicolas velejou na Sub-18 Ilca 4, terminando em 7º lugar por categoria e 35º geral; Enzo disputou a Sub-18 Ilca 4 e ficou com o 10º lugar e 43º geral; já Kauê fechou na 8ª colocação por categoria e 36º geral, na mesma categoria e classe; Pedro Vivian tentou o pódio na Sub-16 Ilca 4 e acabou na 14ª colocação geral e 5º na categoria Sub-16 e Matheus foi o único atleta sebastianense na Ilca 7 Adulto Sub-21 e terminou na na 24ª posição geral e na 4ª colocação por categoria.

A secretária de Esportes de São Sebastião, Elaine Nunes Maciel, enalteceu os resultados e destacou o trabalho realizado pelos professores da EVSS, durante os últimos anos. Segundo a secretária, São Sebastião tem atletas que possuem um potencial enorme para esportes náuticos e, por isso, é tão importante o trabalho desenvolvido pela Escola de Vela do município.

“A EVSS é pública e se tornou referência em toda a região e Estado. Estamos muitos felizes e orgulhosos desses jovens velejadores que se doam para trazer os melhores resultados para a nossa cidade. Esse esporte é muito bonito e sempre estou acompanhando o trabalho de cada um desses atletas”, comentou a secretária.

Retorno das aulas da EVSS

As aulas da Escola Municipal de Vela de São Sebastião (EVSS) retornam, na quarta-feira (21). Até o momento, já estão inscritos 40 alunos e existem 10 vagas disponíveis para as aulas. Elas são sempre às terças, quartas e quintas-feiras; no período das 8h30 às 11h; e à tarde das 14h às 16h30.

A equipe da EVSS é comandada pelos professores Rafael Mendes, Aristarcho Lobo e Marcus Vinícius Soares, que trabalham as classes Laser, Optimist, Dingue e Snipe.

Os interessados em participar devem ter de 8 a 17 anos. Para realizar as inscrições, os pais devem ir à sede da Secretaria de Esportes, localizada na Avenida Vereador Antônio Borges, 1.905, na Praia Grande, das 13h às 18h.

De acordo com Frank Constâncio, chefe de Divisão de Esportes Náuticos da Secretaria de Esportes da Prefeitura São Sebastião, o aproveitamento da equipe foi muito bom no ano passado e os técnicos estão motivados para conseguir os melhores resultados nesta competição.

“Desejamos aos nossos atletas uma excelente competição. As expectativas são as melhores nessa estreia dos velejadores sebastianenses na temporada 2024. O campeonato foi um termômetro para sabermos como está o nível de cada competidor para nos prepararmos para o restante da temporada. Esperamos que venham bons ventos para toda essa turma”, completou Frank.

#PraTodosVerem: imagens da equipe de velejadores, participando do Campeonato Brasileiro da Classe ILCA 2024. Fim da descrição.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.