Segunda, 15 de Abril de 2024
Cultura São Sebastião - SP

Espetáculo ‘Mãe, sou Queer!’ chega a São Sebastião em apresentação gratuita neste sábado

O Teatro Municipal de São Sebastião recebe, neste sábado (2), às 20h, o espetáculo ‘Mãe, sou Queer!’. Uma história onde vários medos, expectativas,...

27/02/2024 11h03
Por: João Paulo Carrilho Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP

O Teatro Municipal de São Sebastião recebe, neste sábado (2), às 20h, o espetáculo ‘Mãe, sou Queer!’. Uma história onde vários medos, expectativas, dúvidas e questões sobre os padrões heteronormativos virão à tona.

A peça teatral, que foi aprovada com recursos do Programa Ação Cultural (ProAC 2022), da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, é uma realização da Cia da Entropia e tem o apoio gestor da Cooperativa Paulista de Teatro e apoio institucional da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass).

A apresentação tem entrada gratuita, mas é necessário reservar os ingressos, antecipadamente, pelo Sympla, por meio do link  https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-mae-sou-queer-no-teatro-municipal-de-sao-sebastiao-sp/2351229 .

Sinopse do espetáculo

São duas personagens em cena (uma mãe solo e filhe). A filha interpretada pela atriz Guia, que faz parte da comunidade queer, e a mãe interpretada pela atriz Simone Sobreda, que é mãe de uma filha bissexual.

As duas já estiveram juntas em outros encontros de trabalho e, a partir desstes encontros e de muitas conversas, decidiram contar suas histórias que, aliás, se misturam com histórias de diversas mães e filhes.

A peça vai escancarar que, embora pensamentos referentes a gênero e suas performances tenham passado por transformações substantivas ao longo da história, a sexualidade e gênero ainda são encarados como grandes tabus. Um assunto velado, principalmente, no âmbito familiar, devido à sua organização heteronormativa.

No entanto, essa delimitação dos papéis de gênero e suas expectativas passa a ser repensada por corpos que desobedecem às normas.

O que é ser diferente no vestir, no agir, na expressão do próprio ser?

Nessa história de “mãe e filhe”, vários medos, expectativas, dúvidas e questões sobre as construções cis patriarcais virão à tona.

O texto destaca também temas referentes às causas atribuídas à sexualidade desses filhes e a superação de preconceitos.

Será que o que entendemos sobre o amor seja só apego aos nossos ideais?

A peça tem dramaturgia colaborativa entre as atrizes e o diretor Diogo Cábuli, com provocações de Henri Ferraz.

“Essa obra foi gerada por muitos seres incríveis, fazedores da arte e “queermeras” da vida. Tivemos que girar muitas engrenagens para que esse trem desse a partida e nos encontramos, muitas vezes, suspensos a mais de mil metros do chão, buscando o melhor caminho para se contar essa história. O processo colaborativo realizado por pessoas, na sua maioria queers, se fez potente e desafiador.  Nesse caminho foi necessário dar um salto, para além das bolhas que vivemos”, disse Diogo.

A peça, que fez sua estreia em São José dos Campos, já passou por Americana e, depois de São Sebastião, fará mais duas apresentações para encerrar a temporada: em Registro e, de novo, em São José.

Serviço

Peça Teatral ‘Mãe, sou Queer!’

Data: 2 de março (sábado)

Horário:20h

Local:Teatro Municipal de São Sebastião

Endereço: Avenida Dr. Altino Arantes, 2 - Centro Histórico.

Classificação: 14 anos

Duração: 50 min

Ingresso: Gratuito. É preciso reservar antecipadamente pelo Sympla ( https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-mae-sou-queer-no-teatro-municipal-de-sao-sebastiao-sp/2351229 )

 

#PraTodosVerem: imagem da Peça Teatral ‘Mãe, sou Queer!’. Fim da descrição.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Atualizado às 21h00
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (16/04)

Mín. ° Máx. °

Amanhã (17/04)

Mín. ° Máx. °