A Defesa Civil de São Sebastião dá início, na próxima quarta-feira (5/11) a uma série de oito simulados de evacuação de áreas de risco que vão abranger Costa Sul, região central e Costa Norte. O objetivo é simular uma atuação preventiva anterior a ocorrência de eventos climáticos danosos que envolvem movimentação de terra ou inundações bruscas.
O treinamento para os moradores começa pela Vila Sahy, na Costa Sul, a partir das 9h, com os agentes indo a campo e orientando a comunidade das ruas Ricardo Queiróz, 23 de Novembro, Manoel Neto, Paula Gomes, São José, São Jorge, Luís Basílio dos Santos e travessas Pica Pau e Tiê sobre os principais acessos até a chegada ao Ponto Seguro que será no Ginásio Instituto do Verdescola.
Desta vez, a evacuação será com base nas atualizações do Plano de Contingência das Defesa Civil (Plamcon), onde os moradores das áreas vão para o chamado ponto seguro, que pode ser quadras de escolas e ginásios que possuem cobertura, banheiro e água.
O coordenador da Defesa Civil, Ricardo Cardoso dos Santos, explica que a ideia é ter um ponto seguro onde o morador será recebido até a diminuição do temporal. “Havendo a necessidade de uma evacuação preventiva, durante um evento climático extremo, através dos alertas e alarmes emitidos pela Defesa Civil, a população saberá para onde ir para se manter em segurança até que tal situação se encerre” explica o coordenador da Defesa Civil, Ricardo Cardoso dos Santos.
Além das equipes da Defesa Civil, participam do simulado a Polícia Municipal e Departamento de Trânsito, ligadas à Secretaria de Segurança Urbana (Segur), além de colaboradores das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), da Educação (Seduc), de Governo (Segov), de Saúde (Sesau) – com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para recolher os animais - de Serviços Públicos (Sesep) e da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), além do Fundo Social.
Depois da Vila Sahy, os simulados seguem para Juquehy, Jaraguá, Boiçucanga, Topolândia/Olaria, Morro do Abrigo, Itatinga e Maresias. Lembrando que os preceitos para o simulado são marcação de rotas de fuga, áreas de deslizamento ou escorregamento de terra, alagamentos, sinalização de bueiros e ponto seguro.
Confira os locais dos simulados e pontos seguros:
5/11 - Vila Sahy
Ruas a serem evacuadas -Ricardo Queiróz, 23 de Novembro, Manoel Neto, Paula Gomes, São José, São Jorge, Luís Basílio dos Santos e travessas Pica Pau e Tiê.
Ponto Seguro:Ginásio Instituto do Verdescola, Avenida Marginal, 44
7/11 - Juquehy
Ruas a serem evacuadas - Ladislau Serafim dos Santos, Vila Robson, Benedito Lopes de Araújo e Avenida Maurício Benedito Faustino.
Ponto Seguro:Estacionamento da USF II Juquehy, Avenida Dr. Manoel Hipólito do Rego, 2.640
12/11 - Jaraguá
Ruas a serem evacuadas - Avenida Dario Leite Carrijo (a partir do nº 2.941 até próximo ao ginásio) e Rua da Passagem.
Ponto Seguro:Ginásio Municipal de Esportes Solange dos Santos (Ginásio do Jaraguá), Avenida Dario Leite Carrijo, 2.269
14/11 - Boiçucanga
Ruas a serem evacuadas -Tropicanga, Itajubá, Romualdo de Matos, Rio Pequeno e Ato de Matos
Ponto Seguro:Ginásio Municipal Astrogildo Gomes de Oliveira (Ginásio do Cascalho). Rua: Tropicanga, 22
19/11 - Topolândia/Olaria
Ruas a serem evacuadas:São Tomé e Travessa São Tomé,
Ponto Seguro:E.M. Profª Verena de Oliveira Dória, Rua Onofre Santos, 720
26/11 - Morro do Abrigo
Ruas a serem evacuadas:José Justino Moreira, Travessa Sebastião Barão e José L. Aguiar
Ponto Seguro:Escola Municipal Prof. Walfrido Maciel Monteiro (Ginásio), Travessa Guaratinguetá, 36
28/11 - Itatinga
Ruas a serem evacuadas: Vereador Francisco Luciano Nogueira, Travessa Francisco Luciano, Rua da Amizade, Antônio Pereira da Silva
Ponto Seguro:Arena Amaro Buarque Sampaio (Ginásio da Topolândia), Rua: Antônio Pereira da Silva, 188
3/12 - Maresias
Ruas a serem evacuadas:Caraguatá e Porto Seguro
Ponto Seguro:E.M. Profª. Edileusa Brasil Soares de Souza (Ginásio), Rua Agatha Cristynne Anderson,33
#PraTodosVerem: As três imagens mostram ações da Defesa Civil em diferentes situações. Na primeira, um grupo de agentes com uniformes laranja caminha por uma rua de bairro residencial, cercada por casas simples, árvores e postes com fios elétricos. Na segunda imagem, agentes da Defesa Civil descem uma escadaria de terra em meio à vegetação carregando uma pessoa em uma maca, enquanto outra vítima coberta com manta térmica está deitada ao lado, demonstrando uma simulação de resgate em área de risco. Na terceira foto, dentro de um ginásio, uma idosa em cadeira de rodas conversa com uma mulher de colete laranja, enquanto outras pessoas estão sentadas em mesas com papéis e garrafas, representando o atendimento humanitário às vítimas. Fim da descrição.
São Sebastião - SP PLAMCON - Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil
São Sebastião - SP Policiais municipais de São Sebastião participam de treinamento especializado em armamento e manejo de cães
São Sebastião - SP Polícia Municipal de São Sebastião prende suspeito por tráfico de entorpecentes no bairro Topolândia
São Sebastião - SP Polícia Municipal de São Sebastião recebe treinamento tático da Rotam de São Vicente
São Sebastião - SP Defesa Civil de São Sebastião participa da Oficina Preparatória para a Operação Chuvas de Verão 2025/2026
São Sebastião - SP Prefeitura de São Sebastião reforça fiscalização contra perturbação de sossego Mín. 18° Máx. 20°
Mín. 19° Máx. 24°
ChuvaMín. 19° Máx. 27°
Chuvas esparsas
Famosidade Luiz Bacci deixa a Record após quase 15 anos
Bastidores da Política Possível “casamento” de Gleivison e Colucci é ruim para São Sebastião
Tecnologia e games Uber Eats lança envio de flores e compartilhamento do status do pedido
Esporte local Com Piauiense parado durante a pandemia, MP discute segurança em estádios após volta do futebol