Segunda, 29 de Abril de 2024
Geral São Sebastião - SP

Prefeitura de São Sebastião segue com reforço nas ações de combate à dengue por todo município

Desde o dia 7 de março, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, decretou Situação de Emergência na Saúde Pública em razão da epidemia de Dengu...

28/03/2024 16h25
Por: João Paulo Carrilho Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP

Desde o dia 7 de março, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, decretou Situação de Emergência na Saúde Pública em razão da epidemia de Dengue em São Sebastião

Além do trabalho dos agentes de controle de Endemias, a Prefeitura de São Sebastião também lançou uma campanha de distribuição de folders, tags para porta, cartazes e sacolinhas para carro com dicas de prevenção e cuidados contra o Aedes aegypti.

Entre as ações em campo, na quarta-feira (27), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), realizou uma força tarefa para uma grande ação de combate às larvas e mosquitos Aedes aegypti, transmissor da dengue, na Vila Sahy.

O trabalho contou com 30 funcionários que visitaram 726 casas pela Vila Sahy, com ações de controle mecânico de criadouros, por meio da identificação de larvas, eliminação e bloqueio de criadouros. No local, também houve a aplicação de inseticida em valas e bueiros com o aparelho Termofog.

Na última segunda-feira (25), a equipe de controle de endemias da SESAU realizou controle de criadouros e nebulização costal nos bairros da Olaria e Topolândia. Na mesma data, também foi feita nebulização veicular no Centro e na Vila Amélia, todos na região central.

Na terça-feira (26), houve continuidade dos trabalhos de nebulização costal na Olaria e também ocorreu controle de criadouros no bairro da Enseada e nebulização veicular em Juquehy.

De acordo com a Secretaria de Saúde, com os últimos dados compilados, os bairros mais atingidos com casos positivos estão localizados na Costa Sul, com destaque para Juquehy (17%), Boiçucanga (11%), Barra do Sahy (8%) e Cambury 7%).

Ainda conforme a SESAU, até a última quinta-feira (28), a cidade registrou 4.092 notificações de casos suspeitos de dengue. Deste total, 1.208 casos deram positivo.

Na região central, os bairros com maior índice de munícipes infectados pela doença são Jaraguá (7%) e Itatinga (6%). Todos os demais bairros contam com menos de 5% de casos positivos registrados no município.

Campanha São Sebastião Contra a Dengue – Essa picada pode te matar!

Com dicas e alertas contra a doença, a Prefeitura de São Sebastião, distribui por todo município folders, tags para porta, cartazes e sacolinhas para carro com dicas de prevenção e cuidados contra o Aedes aegypti.

Todo o material gráfico destaca a importância da prevenção, “antes que seja tarde demais”.

Compartilhe esta ideia e fique atento às principais dicas da nossa campanha:

DENGUE É COISA SÉRIA E O COMBATE COMEÇA PELA PREVENÇÃO:

° Mantenha garrafas vazias ou baldes virados para baixo;

° Coloque terra ou areia nos pratos dos vasos de planta até a borda;

DESCARTE O LIXO DE FORMA CORRETA:

° Não deixe entulho no quintal ou nas ruas;

° Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;

AÇÕES QUE FAZEM A DIFERENÇA:

° Mantenha calhas e canaletas limpas para que a água da chuva flua livremente;

° Mantenha ralos, caixas d’água e piscinas tampados.

Fique alerta aos sintomas da dengue:

° Febre alta;

° Dor de cabeça;

° Dor no corpo;

° Náusea;

° Dor nas costas;

° Dor atrás dos olhos

Em caso de sintomas, procure o atendimento mais próximo a sua residência, e lembre-se de dar preferência às Unidades Sentinelas do município em casos de sintomas leves; evitando, assim, as filas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

USFs Sentinelas

Para reforçar ações de combate ao Aedes aegypti e melhor atender a população, o município conta com cinco Unidades de Saúde da Família (USFs) no regime de sentinela, que atendem a pacientes também após o horário habitual de fechamento.

Nos bairros de Juquehy, Boiçucanga, Maresias, Topolândia e Enseada, usuários podem também comparecer a estas unidades, de segunda a quinta-feira, até às 20h.

Todas as USFs do município têm seu funcionamento de segunda a sexta-feira das 7h às 17h. O horário das 7h às 8h é destinado à coleta de exames e, a partir das 8h, para realização de consultas.

Decreto de Situação de Emergência

O Decreto Municipal 9.220/2024, assinado em 7 de março pelo prefeito Felipe Augusto, teve como base o Decreto Estadual nº 68.368 de 5 de março de 2024, que dispõe sobre a declaração de emergência em saúde pública no Estado de São Paulo em razão da epidemia.

Conforme a SESAU, o decreto também é válido para o combate de outras arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, tais como a Chikungunya e a Zika.

O documento destaca que esta situação de emergência autoriza o município a adotar todas as medidas administrativas necessárias à contenção de arboviroses. Entre as principais ações estão a aquisição de insumos e materiais, a doação e a cessão de equipamentos e bens; a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial.

Além dessas medidas, o município também passa a estar autorizado a prorrogar, na forma da lei, contratos e convênios administrativos que favoreçam o combate ao mosquito transmissor dos vírus da Dengue e de outras arboviroses; com foco na assistência à saúde dos pacientes acometidos por essas enfermidades e as ações de vigilância em saúde, de acordo com a necessidade apurada pelas áreas técnicas da Secretaria da Saúde.

Conforme a Prefeitura de São Sebastião, para o enfrentamento da situação de emergência de que trata este decreto, caberá, também, a contratação de servidores ou empregados públicos, por tempo determinado, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

#PraTodosVeremsequência de fotos mostra funcionários da SESAU em ações de combate ao mosquito da dengue. Fim da descrição.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.